Nossa História

História da Unimev Rio

A história das nossas atuais UNIMEV´s (Cooperativa dos Médicos Veterinários) teve seu ponto de partida no Rio Grande do Sul, sendo constituída com a denominação de UNIMEVE - Sociedade Cooperativa de Serviços Veterinários LTDA.

Fundada em 21 de setembro de 1992, teve como objetivo tornar realidade a proposta cooperativista, a fim de proteger, conscientizar, desenvolver e fortalecer a profissão e o profissional médico veterinário, sempre trabalhando em prol de objetivos comuns.

Pouco a pouco este ideal foi se ampliando e o número de cooperativas prestando serviços em outros Estados da Federação também:

RS - Santana do Livramento e Pelotas
SP - São João da Boa Vista e Filial São Carlos
SC - Florianópolis
MS - Campo Grande
BA - Salvador
MT - Cuiabá
PR – Curitiba
GO - Goiânia
RJ - Rio de Janeiro
MA – São Luis

No Rio de Janeiro, a princípio, foi formada inicialmente a “COMVERJ” (Cooperativa de Médicos Veterinários do Estado do Rio de Janeiro, cujo objetivo inicial era voltado para o ramo de Cooperativa de Consumo.

Após várias reuniões afim da criação de um estatuto compatível com os objetivos traçados, chegaram-se a várias outras conclusões, fruto dos anseios das diversas áreas de atividade da medicina veterinária. Sendo que as principais conclusões corrigiam o rumo da cooperativa, voltando-a para o ramo de Cooperativa de Trabalho.

Durante o percurso da organização para composição na Assembléia de Constituição da Cooperativa, e a partir de informações vindas do CRMV-RJ indicaram já existir uma iniciativa pioneira na existência de cooperativas de trabalho médico veterináriono berço do cooperativismo nacional, o Sul do país, e que o sistema já tinha, além de objetivos traçados, similares aos da "COMVERJ", uma denominação própria: UNIMEV.
Sabendo da iniciativa de uma cooperativa de médicos veterinários no Rio de Janeiro, os presidentes das existentes UNIMEV´S solicitaram aos idealizadores da "COMVERJ" que passassem a integrar o SISTEMA UNIMEV, o que de pronto foi acolhido.
Assim sendo, a agora denominada UNIMEV RIO, veio a ser fundada em 4 de outubro de 2000, tendo como Presidente o Dr. Ronaldo Gil.

Buscamos dia após dia criar uma nova realidade para o mercado médico veterinário, garantindo à classe oportunidade para exercer suas habilidades profissionais com dignidade e ética.
Esperamos, desta forma, a valorização do profissional médico veterinário perante a sociedade e a certeza de benefícios para a mesma.

VENHA VOCÊ TAMBÉM FAZER PARTE DESTA HISTÓRIA!!!

A Federação

A Federação das Cooperativas dos Médicos Veterinários - UNIMEV FEDERAÇÃO - foi constituída em 19 de abril de 2002 em Santa Catarina, tendo como finalidade a representação, integração, coordenação e orientação de suas filiadas, todas elas cooperativas de médicos veterinários, integrantes do Sistema UNIMEV, no intuito de organizar, em escala maior, os serviços econômicos e assistenciais de interesse de seus associados, bem como facilitar a utilização recíproca dos mesmos serviços.

Cooperativismo

Definições de Cooperativismo
Cooperativismo é um modelo socioeconômico capaz de unir desenvolvimento econômico e bem-estar social. Seus referenciais fundamentais são: participação democrática, independência e autonomia.
Cooperativas de trabalho
Cooperativas que se dedicam à organização e administração dos interesses inerentes à atividade profissional dos trabalhadores associados para prestação de serviços.
As cooperativas de trabalho são constituídas por pessoas ligadas a uma determinada ocupação profissional, com a finalidade de melhorar a remuneração e as condições de trabalho, de forma autônoma. Este é um segmento extremamente abrangente, pois os integrantes de qualquer profissão podem se organizar em cooperativas de trabalho.
Lei n.º 5764 de 16 de dezembro de 1971
Define a Política Nacional de Cooperativismo, institui o regime jurídico das sociedades cooperativas e dá outras providências.
Adesão ao PNC:
O Programa Nacional de Conformidade das Cooperativas do Ramo Trabalho (PNC Trabalho) é um conjunto de ações regulamentado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), que determina os padrões de conformidade para as cooperativas. Estabelece um diferencial que agrega reconhecimento por parte do sistema cooperativista, órgãos reguladores e mercado.
A adesão é voluntária. Para participar e assinar o Termo de Compromisso para adesão ao PNC, a cooperativa deve ser registrada na organização de cooperativas do seu estado e estar em regularidade com os documentos constitutivos.
As cooperativas participantes são incluídas na agenda positiva, de acordo com o seu estágio no Programa. Cumprindo todos os requisitos, recebem o direito de utilizar o Selo de Conformidade Cooperativa. O Selo é uma identificação disponibilizada às cooperativas que passaram por todo o processo de avaliação, foram auditadas e aprovadas. Ele consolida a identidade cooperativista das participantes.
Essa auditoria que integra o processo de aquisição do Selo tem que ser realizada por uma das empresas homologadas pela OCB.
LEI 12.690/2012
Reconhece juridicamente as cooperativas de trabalho, garantindo direitos aos seus sócios semelhantes aos contidos no artigo 7 da Constituição Federal de 1988, relativos ao trabalho assalariado.

Diretoria Unimev Rio - Gestão 2015 / 2016

A empresa é composta por um Conselho Diretor e um Conselho Fiscal. Os Cooperados que compõem os Conselhos são:

Diretor PresidenteMarcelo Costa Drummond
Diretora AdministrativaElis Ana de Melo
Fernanda Barcelos de Araujo (Suplente)
Diretora FinanceiraAmanda Gonçalves de Castro
Conselho Fiscal (2016)Aliny Craveiro
Carlos Pereira
Fernanda Lima
Maria Flávia
Priscila Nogueira
Verônica Loretti